Como fazer uma maquiagem simples passo a passo.

Atualizado: Mar 2


Fonte: Tamara Williams

A maquiagem pode ser um processo longo ou rápido, simples ou mais elaborado. Depende muito do look, ocasião, estilo e personalidade individual da pessoa.

O fato é que nem sempre a necessidade é um look super elaborado e completo. Às vezes o menos é mais e nem sempre há tempo para passar 1, 2, 3 horas na preparação de um beauty.

E então como fazer uma maquiagem simples? Acredito que focando no essencial para o rosto em questão, analisando o que é mais importante a ser ressaltado e o que necessita ser ocultado.

Vamos então ao passo a passo de uma maquiagem simples?


Passo 01: Pré-maquiagem

Mesmo para um look simples e rápido é importantíssimo limpar a pele, aplicar hidratante, protetor solar e uma bruma ou água termal, e se você quiser ir mais além aplique o primer facial, que irá potencializar a durabilidade.

Após isso sua pele estará preparada para receber os demais produtos.


Fonte: Loreal Paris

Passo 02: Camuflagens

Nesta etapa você deve identificar o que necessita ser camuflado na pele, por exemplo: olheiras, manchinhas mais escuras, cicatrizes e etc. Utilize um corretivo no tom da sua pele porém que tenha boa cobertura para camuflar esses pontos antes de aplicar a base. Utilize um pincel ou o próprio aplicador do corretivo caso o mesmo seja líquido e finalize com dando batidinhas com uma esponja tipo gota.


Fonte: Pinterest


Passo 03: Uniformização da pele

Nesta etapa você deve aplicar a base para uniformizar a pele e deixá-l no mesmo tom do rosto e colo, a base ajudará também a cobrir mais algumas manchas ou pontos de coloração diferente. Feito isso aplique ainda sobre a base um pouco de blush nas maçãs do rosto com a ajuda de um pincel bem macio, e se desejar aplique um pouco de iluminador no alto das maçãs do rosto para dar um realce extra ao look, caso seja um look para o dia não exagere na quantidade.

Fonte: Natura

Passo 04: Selagem

Agora é hora de selar a pele para que todos os produtos cremosos fiquem mais sequinhos e no lugar durante várias horas.

Utilize um pó translúcido e aplique sobre a base com toques suaves para selar tudo.

Fonte: Real simple

Passo 05: Sobrancelhas

Agora é hora de corrigir as sobrancelhas. Utilize um lápis ou uma sombra com o auxílio de um pincel para preencher as falhas e definir o formato. Finalize com uma máscara incolor para que os fios fiquem no lugar.


Fonte: Denitslava

Passo 06: Olhos

Agora é hora dos olhos, você deve decidir se quer algo mais elaborado ou mais simples, mas independente do final da jornada, comece sempre com um primer para sombras sobre a pálpebra.

Você deve trabalhar com no mínimo 02 cores caso deseje um look com profundidade e realce, ou apenas uma cor caso deseje um esfumado mais flat e minimalista.


Look com 01 cor:

Caso decida usar somente uma cor, aplique-a em toda a pálpebra móvel com um pincel língua de gato macio (achatado), e com a ajuda de um pincel de esfumar macio (arredondado) faça movimentos suaves de vai e vem nas bordas, deixando as mais transparentes e sem linhas visíveis. Você pode usar o mesmo iluminador facial para criar um ponto de luz no canto interno dos olhos, enriquecendo ainda mais o look.


Fonte: Brigitte Hollitt

Na linha d‘água você pode optar por aplicar um lápis preto se quiser algo dramático ou um lápis cor da pele ou bege caso queira trazer um ar delicado ao look, ou ainda o marrom para criar um efeito de profundidade mais neutro que fica bem até mesmo para um look diurno.


Look com 02 cores:

Caso seja com 02 cores, opte por aplicar a cor mais clara do meio da pálpebra para o canto interno, e a escura do meio para o canto externo. Esse efeito abre o olhar e traz mais destaque.


Fonte: Pinterest

Passo 07: Cílios

Aplique máscara para cílios tanto na parte superior quanto inferior e se não estiver satisfeita ainda com o efeito ou desejar algo mais dramático aplique cílios postiços.


Fonte: Ulta Beauty

Passo 08: Lábios

Agora é hora de realçar os lábios, escolha sua cor favorita ou a que trouxer mais equilíbrio ao look, de acordo com a imagem que você quer criar com a maquiagem. Se quiser ficar mais sexy, utilize cores mais quentes e profundas como vermelho sangue, vinho ou burgundy. Caso decida pela imagem delicada opte pelos tons mais rosados e pastéis, como nude rosado, coral ou pêssego.

Agora se você quer transmitir uma imagem de impacto, dinamismo e criatividade opte por cores mais vibrantes e brilhantes como vermelho tomate, laranja, ou tons metalizados.


Fonte: Pinterest


Finalize com uma camada de bruma ou um fixador de maquiagem e voilá!



Me conta, o que você achou desse post?


#comofazerumamaquiagemsimples #maquiagemsimplespassoapasso #raphaeloliver

Receba todas as  novidades do mundo da maquiagem profissional diretamente no seu email!

© 2020 RAPHAEL OLIVER  Beauty, All Rights Reserved. |  São Paulo, Brazil.