Maquiagem pele madura

Atualizado: Mar 2

A maquiagem para pele madura segue as mesmas regras da maquiagem para pele jovem? Tudo é permitido? Descubra neste post como valorizar de maneira correta a beleza para peles acima dos 30 anos.


(Foto: Lisa Eldridge)


Com o passar dos anos, tudo vai mudando em nosso corpo, algumas linhas de expressão vão surgindo, algumas áreas tornam-se mais profundas e perdemos definição em algumas áreas da face. Cada idade tem sua beleza, e cabe a nós profissionais termos as técnicas corretas para valorizá-las. A pele com o passar dos anos vai perdendo água, gordura e colágeno, veja abaixo alguns pontos a serem levados em questão na hora de elaborar o beauté para peles maduras.


HIDRATAÇÃO

Um dos pontos mais importantes a serem ressaltados em minha opinião na hora de maquiar uma pele madura é a hidratação. A ausência da hidratação deixa a pele ressecada, áspera, opaca e mais tendenciosa a craquelar.

Veja alguns produtos que podem ser usados na pré-maquiagem:

1- Água Termal

2- Bruma Hidratante

3- Tônico

4- Hidratante Facial

5- Primer


Camuflagens

É importantíssimo observar a quantidade de produtos que temos atualmente no mercado à nossa disposição e analisar o fato de que cada um deles foi desenvolvido para atender uma necessidade específica. E para as peles maduras devemos optar por produtos mais fluidos, leves, hidratantes, luminosos que criem uma película mais fina possível sobre a pele para não realçar nem marcar as linhas de expressão da face.

Veja abaixo algumas bases que podem ser usadas em peles maduras:


Mineralize Moisture | MAC











Essa base é super fina, fluida e proporciona uma cobertura luminosa e elegante à pele madura.


Perfection Lumiére | CHANEL











A base Perfection Lumiére como seu próprio nome sugere, possui uma luminosidade perfeita, o que traz a pele uma sensação de vitalidade, viço e juventude. Sua cobertura é fina e HD, uma excelente opção para peles maduras.


#DICA:

Caso você queira adaptar os produtos que já tem na maleta, experimente diluir a base com o diluidor até conseguir uma textura mais fina e leve.


Mineralize Concealer | MAC















O mineralize concealer é surpreendente, sua textura é super fina, mas sua cobertura é bastante satisfatória. Excelente para disfarçar imperfeições e criar pontos de luz na pele madura, ele diferencia-se pois não "pesa", o aspecto é de uma película super fina e muito elegante.

Line Smoothing Concealer | CLINIQUE


O Line Smoothing concealer da Clinique também é uma excelente opção para auxiliar na correção da pele madura. Ele proporciona uma camuflagem delicada enquanto disfarça linhas finas e poros.


SELAGEM

O processo de selagem da pele deve ser feito com muita delicadeza, aplicando uma finíssima camada de pó translúcido apenas na zona T (Testa, Nariz e queixo). Recomendo fortemente aplicar com um pincel de cerdas naturais pequenas quantidades, pois o intuito não é matificar a pele, apenas fazer com que o makeup dure mais tempo. Por isso um bom pó translúcido é fundamental.


Translucent Powder | LAURA MERCIER
















Com um efeito aveludado perfeito o Translucent Powder Laura Mercier é um dos meus favoritos, uso tanto em peles jovens quanto maduras. No entanto como mencionei acima, na pele madura a quantidade deve ser sempre menor.


o que evitar

Você viu acima algumas recomendações do que deve aplicar, mas também é importante falar das que você deve fortemente evitar:

1- Pó compacto

O pó compacto pode ser um grande vilão na hora da maquiagem para pele madura, primeiro porquê matifica totalmente a pele e absorve toda a hidratação, tornando as linhas de expressão mais visíveis e fáceis de marcar na hora do sorriso ou da fala.


2- Excesso de iluminador

O iluminador também deve ser aplicado com muita maestria na pele madura, eu sugeriria evitar os iluminadores muito metalizados ou vibrantes. Sugiro optar por iluminadores cremosos, ou aplicar pequenas quantidades do iluminador compacto porém com pincel umedecido para evitar partículas sobre a pele.


3- Excesso de Contorno

O contorno em peles maduras deve ser usado apenas para definir algumas área da face como maxilar, nariz e zigomático. Sugiro usar apenas o contorno compacto, em temperatura mais fria pois o efeito bronzeado demais também não é elegante neste contexto.


4- Cílios Postiços Longos

Eu sugiro que você opte por cílios mais curtos, com médio volume, o efeito será mais natural e elegante, além de abrir e levantar o olhar. Uma pálpebra já cansada não precisa de ainda mais peso sobre ela.


5- Glitter

Evite glitters na maquiagem social, eles criam um efeito grosseiro nas palpébras com linhas, e podem facilmente ficar exagerados. Caso queira iluminar com algum pigmento, use um que seja mais fino e acetinado, ficará certamente mais elegante.


Abraço,

Raphael Oliver


#maquiagempelemadura #raphaeloliver #comomaquiarpelemadura #dicasdemaquiagempelemadura

© 2020 RAPHAEL OLIVER  Beauty, All Rights Reserved. |  São Paulo, Brazil.