Porque minha maquiagem fica craquelada?

Atualizado: Mar 2


Foto reprodução: Lady Clever

Não há nada que amedronte mais um maquiador ou uma cliente do que uma maquiagem craquelada. Você prepara tudo, cria toda uma expectativa do look ficar incrível e no final olha a pele que era para ficar perfeita, e lá está ela toda craquelada.

Vou abordar esse assunto aqui pois é pergunta frequente dos meus alunos tanto em cursos VIPs quanto nos Master Class.


Vamos então para algumas das causas mais comuns para a maquiagem craquelada:


01. Pele ressecada

A pele ressecada, com baixíssima hidratação pode ser uma das principais causas da maquiagem craquelar. Infelizmente nem todas as pessoas tem uma rotina de skin care básica: Limpar, hidratar e proteger, e isso afeta muito tanto na saúde quanto na estética da pele. O resultado é uma pele opaca , ressecada e com textura muito acentuada.


02. Uso de isotretinoína

Pessoas que estão em tratamento contra acne, utilizando isotretinoína ficam com a pele, cabelo, lábios e olhos extremamente secos, e isso causa naturalmente um efeito craquelado na pele e lábios, o cuidado do paciente durante o tratamento para evitar até mesmo sangramento nos lábios deve ser altíssimo. Sempre pergunte à sua cliente se ela está sob o uso de isotretinoína se notar que a pele está muito sensível, pele dos lábios fina ou avermelhada.


03. Não considerar o tipo de pele

Não identificar o tipo de pele da sua cliente antes de iniciar a maquiagem é um erro que pode infelizmente comprometer todo o resultado da maquiagem. É imprescindível que você analise o tipo de pele antes de realizar a limpeza da pele para que possa identificá-lo melhor e também pergunte à sua cliente que tipo de pele é a dela, isso vai ajudá-lo(a) confirmar e aplicar os produtos corretos para a necessidade da pele dela. Ex: usar base extra matte em pele seca pode craquelar a maquiagem.


04. Uso de ácidos abrasivos

Pessoas que estão usando ácidos na pele podem ficar com a pele craquelada após aplicar a maquiagem, isso ocorre porque o ácido descama a pele removendo camadas e isso faz com a maquiagem fique craquelada. Ao maquiar uma pessoa sob o uso de ácido hidrate ao máximo e evite exagerar no pó para não revelar o estado da pele.


05. Dermatites

Há doenças de pele que causam descamações, muitas vezes perceptíveis somente após a aplicação dos produtos, essa é uma das causas mais difíceis de corrigir após a aplicação dos produtos, pois a pele em descamação fica com rachaduras e muito ressecada, como na psoríase e na dermatite seborreica. Quem sofre deste problema deve hidratar muito a pele e esfoliar no dia que for se maquiar para remover todas as células mortas.


Como evitar então que a maquiagem fique craquelada?

  • Limpe a pele com demaquilante e aplique tônico adstringente antes da maquiagem.

  • Hidrate sempre a pele antes da maquiagem, quanto mais seca for a pele ou quanto mais ressecada ela estiver mais poderoso deve ser o hidratante.

  • Se a pele estiver descamando aplique óleo essencial, neste caso de ressecamento extremo provavelmente somente o óleo será capaz de reverter rapidamente o estado da pele deixando-a apta para receber a maquiagem.

  • Utilize brumas hidratantes ou água thermal para refrescar e hidratar a pele antes e depois da maquiagem.

  • Peça à sua cliente que aplique bepantol derma (dexpantenol) no rosto e lábios um dia antes de ir se maquiar, isso será capaz de melhorar muito o estado da pele deixando-a muito mais viçosa e hidratada para receber a maquiagem.

  • Aplique bastante bruma hidratante antes, durante e depois da maquiagem para evitar que a pele fique muito ressecada, isso hidrata todos os pós que forem aplicados e também melhora a aderência dos produtos na pele.


E me conta nos comentários, você já sofreu com a maquiagem craquelada?


#porqueminhamaquiagemficacraquelada #maquiagemcraquelada #raphaeloliver #comocorrigirmaquiagemcraquelada

© 2020 RAPHAEL OLIVER  Beauty, All Rights Reserved. |  São Paulo, Brazil.