Temperatura da pele

Atualizado: Mar 2

Descubra neste post como evitar que a base fique acinzentada, amarelada demais ou com sensação de palidez. Conheça a ciência utilizada para classificação das cores dos produtos, suas aplicações e evite erros.




A harmonia cromática


A harmonia cromática é uma técnica utilizada em todos os cenários onde trabalha-se com cor. Na moda, design, arquitetura, e consequentemente na maquiagem, que é o nosso ponto focal aqui. Ela rege a forma como interpretamos, classificamos, harmonizamos e aplicamos as cores. Dentre as inúmeras cores, tons e subtons, é necessário entender pelo menos os dois maiores grupos: HARMONIA QUENTE, e HARMONIA, FRIA. Uma vez que entendemos esse ponto inicial fica mais fácil abrir esse leque que vem em seguida.



Harmonia cromática quente

A harmonia cromática quente compreende os tons do grupo de cores quentes. Os subtons desse grupo são o: amarelo, laranja, caramelo, vermelho, e verde-limão (maior presença de amarelo).

Harmonia cromática fria

A harmonia cromática fria compreende os tons do grupo de cores frias. Os subtons desse grupo são o: rosa, roxo, violeta, azul e verde musgo (maior presença de azul).


Identificando a harmonia cromática

Vimos um pouco sobre a diferença das duas harmonias, agora você precisa saber como identificar a harmonia cromática da sua pele e/ou da sua cliente.

Observe a pele em uma luz neutra, próximo a uma janela ou luz em 5400k (Falarei sobre Iluminação em breve).

Procure identificar o subtom da pele e responda a seguinte pergunta:

-O tom predominante da pele é rosado ou o amarelado?

Se tiver dúvida pergunte:

- Quando você toma sol tem facilidade para se bronzear ou fica ensolarada?

- Qual é a cor das veias mas mãos e antebraço?


Respostas:

1- Se a pele predominar o amarelo e tiver facilidade para se bronzear então a harmonia é quente.

2- Se a pele predominar o rosa e tiver facilidade para ficar ensolarada então a harmonia é fria.

3- Se a pele não tiver uma definição clara entre nenhuma das duas opções então a harmonia é neutra, um tom intermediário entre os dois extremos.

4- Se as veias forem esverdeadas, a harmonia provavelmente é quente, já se elas forem azuis, então a harmonia é fria.


Aplicando a harmonia cromática na maquiagem

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa ciência ficará mais fácil encontrar o tom de pele. Vou te dar um exemplo:

A marca MAC COSMETICS classifica seus tons de produtos para a pele em dois grupos:

NC - Tons quentes

NW - Tons frios

Não apenas a MAC, mas todas as marcas de maquiagem que conheço utilizam alguma forma de classificação categórica de tons para facilitar essa identificação e comunicação entre consumidores, profissionais e vendedores.

Uma vez encontrado a harmonia, basta você então partir para o próximo passo. A altura de tom.


Altura de tom

Você encontrou a harmonia cromática, mas dentro de cada harmonia existem inúmeros tons, os claros, médios e escuros e agora você precisa então avaliar se a pele é clara, média ou escura. Dessa forma ficará mais fácil acertar o tom de primeira. Eu uso essa técnica e confesso que tenho muita facilidade para encontrar o tom mais adequado dos produtos que devo aplicar.

Lembrando que isso aplica-se a tudo o que você for utilizar na face no que tange à pele, que é o ponto de partida desse assunto aqui no blog.


Bem, espero muito que esse post tenha trazido mais clareza sobre esse assunto que ainda será abordado aqui no blog, deixe suas dúvidas e sugestões, para que eu saiba o que falar na segunda parte deste assunto ou de outros que você também queira ver aqui.


Abraço!

Raphael Oliver

#colorimetria #harmoniacromatica #maquiagem #pele #tonsquentes #tonsfrios #coresquentes #coresfrias #subtomdepele #comodescobrirosubtomdepele


© 2020 RAPHAEL OLIVER  Beauty, All Rights Reserved. |  São Paulo, Brazil.