Você sabe o que é Moodboard?

Atualizado: Mar 4

Descubra o poder dessa excelente ferramenta no processo de gerenciamento da sua criatividade e inspiração profissional.


O moodboard ou painel de temperamento em sua tradução literal, ou até mesmo painel de referências, pode ser composto por imagens, objetos, textos, paletas de cores, etc.


O moodboard é uma excelente ferramenta de gerenciamento de referências no processo criativo, pois permite que você organize cada painel por conceito, cor, elementos e assim possa ter uma inspiração mais técnica e direcionada rumo à sua idéia. Por exemplo: caso você esteja buscando inspiração para um trabalho de noiva, precisa ver referências de trabalhos que sejam similares com o conceito do qual você precisa/deseja realizar para que entenda as cores, intensidade, estilo, linguagem e assim possa criar um trabalho mais assertivo a partir das referências do que viu.


Todo processo criativo requer um ritual e sem dúvidas este é um dos mais efetivos em minha opinião. Na verdade é um dos meus preferidos desde quando trabalhava com publicidade, (meu trabalho anterior à maquiagem profissional), sempre que chegava um job na minha mesa e eu não fazia idéia por onde começar, sempre buscava referências de trabalhos do mesmo seguimento para ter noção do estilo, fontes, cores, design típico daquela área e etc, isso me dava um bom direcionamento para começar o meu projeto.


O moodboard é usado por designers gráficos, arquitetos, designers de interiores, estilistas, pintores, músicos, publicitários e etc, e nós maquiadores também podemos nos beneficiar desta ferramenta no nosso trabalho para organizar nossas inspirações e referências. O Instagram é uma excelente forma de se conectar com outros artistas ao redor do mundo e se inspirar também, no entanto sempre foi muito difícil organizar referências por lá.

Há algum tempo foi disponibilizada a opção de salvar fotos por pasta facilitando então a organização, no entanto eu ainda confesso que gosto mais do Pinterest, devido suas funcionalidades de pesquisa, imagens relacionadas e muito mais. Inclusive tenho um perfil por lá onde tenho diversas pastas organizadas por seguimento que talvez te interessem, se você já tiver uma conta, basta clicar em seguir:


Você mesmo pode criar seus moodboards no Pinterest e facilitar a busca pelas referências na hora de realizar um trabalho no salão.


E aqui vai a grande dica deste post:

Quando você estiver atendendo uma cliente, uma noiva por exemplo, você pode enviar o link da sua pasta de referências de noiva (legal ter vários estilos por lá), e assim facilitar muito no dia da prévia. Ela já trará as fotos das quais ela mais se identificou, e assim você já mapeará o estilo e gosto pessoal dela, a chance de você criar um trabalho mais próximo daquilo que ela deseja é muito maior.


Eaí, esse post te ajudou? Se sim compartilhe nas suas redes sociais 😉

© 2020 RAPHAEL OLIVER  Beauty, All Rights Reserved. |  São Paulo, Brazil.